Início » AZGO dialogar brincar e cantar

AZGO dialogar brincar e cantar

Por Idnórcio Muchanga

A música e a sociedade sempre estiveram ligados. A música revela e cria condições sociais, incluindo factores que facilitam ou impedem mudançassociais. O próprio desenvolvimento económico influencia grandementea maneira como as pessoas consomem a música.É um instrumentopoderosomesmo no quesito individual porque pode induzir as pessoas à estímulos variados, quer no plano emocionaloucomportamental. Os efeitos da música e as particularidades individuais fazem com que seja impossível prever os efeitos que uma música pode causar em uma pessoa.

Ela, a música,se tornou uma parte fundamental dasnossas vidas. O Festival Azgo, como que respondendo a esse apelo, acabou se transformando num dosmais conceituadosfestivaisinternacionaisde artes em Moçambique. Reunindo num programa diversificado  de música de qualidade, cinema e dança para a cidade de Maputo. Azgo é uma celebração contemporânea de artes e cultura, com um forte enfoque em artistas de Moçambique e de todo o continente africano.

Azgo serve como uma plataforma para artistas emergentes e aclamados para colaborar e conhecer um novo público. O nome "Azgo" é uma gíria antiga de Maputo para dizer "vamos"; “vamos”revisitar as nossas culturas e património, "vamos" promover a diversidade cultural, “vamos "promover as artes e a cultura, Let's Go …

AZGO é uma iniciativa que visa criar uma plataforma para artistas nacionais e internacionais, promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os diferentes artistas assim como através da exposição das artes e cultura Moçambicana colocar o país na rota dos festivais de África e do mundo

Na sua 9ª edição, o Festival Azgo terá lugar em Maputo nos dias 16 – 19 de Maio,com uma vasta programação que envolve artistas nacionais e estrangeiros, numa mescla que coloca nos píncaros a questão da Cidadania participativa sem olvidar as crianças e a necessária diversão.

Debates (Azgo Dialogar), Azgozito (para as crianças) e música completam o quadro de uma iniciativa lançada há nove anos pela Khuzula Produções, tendo à cabeça Paulo Chibanga. Tem sido assim anualmente. Já há nove anos que a Khuzula faz dacidade de Maputo uma verdadeira capital da diversidade artística e cultural, cruzando música, artes plásticas, gastronomia(Xikafu), diálogos, encontros, convergência e muitas experiências que tornam a “cidade das acácias” mais energética e própria, agregando valor a todas as facetas do evento.

Texto de Belmiro Adamugy

belmiro adamugy@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana