Início » Até sempre, Chico!

Até sempre, Chico!

Por Jornal domingo

TEXTO DE PRETILÉRIO MATSINHE

PRETILERIO.MATSINHE@SNOTICIAS.CO.MZ

Morreu na manhã de ontem, vítima de doença, o músico Chico António, depois de ter estado internado no Hospital Central de Maputo.

Um trovador e exímio dedilhador de guitarra, foi autor do álbum “Memórias” e de músicas de sucesso como “Baila Maria”, “Antlissa Maria”, “Mercandonga”, “Cineta”, e, mais recentemente, “João Gala-Gala”, “Wodza” e “Maimuna”, entre outras.

Em 1990, ganhou o prémio Descobertas da Rádio France Internacional e recebeu uma bolsa de estudos para estudar técnicas básicas de piano, arranjos e captação de som em estúdio. O seu sucesso musical garantiu-lhe digressões por países como Inglaterra, Holanda, Itália, França, Portugal, Suécia, Noruega, Dinamarca, Zimbabwe, Guiné Conacry e Cabo Verde.

Chico António nasceu a 13 de Maio de 1958, no distrito de Magude, província de Maputo. Fez parte do Grupo RM e Orquestra Marrabenta Star, para além de uma vasta lista de colaborações com artistas nacionais e não só, incluindo mentor do projecto “Azaga”.

A ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, reagindo ao desaparecimento físico do artista, fala de uma “figura de tamanha importância na comunidade artística nacional”. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana