Início » Artistas querem maior inclusão

Artistas querem maior inclusão

Por admin

Músicos, artistas plásticos, actores, poetas, entre outros interpretes das mais variadas expressões artísticas, residentes na província de Inhambane, pediram ao candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, uma maior atenção à classe na sua governação, uma vez que, no que depende deles, ele já é um vencedor da corrida à Ponta vermelha.

A preocupação foi manifestada durante um encontro organizado especialmente para que os artistas tomassem contacto directo com os planos de Filipe Nyusi para a classe em caso de vitória no dia 15 de Outubro.

De uma forma geral, os artistas que marcaram presença no Cine Tofo, disseram que apoiavam a candidatura de Filipe Nyusi, primeiro por ter sido indicado pelo Partido Frelimo, segundo porque já perceberam nele qualidades de líder e também uma grande paixão pela cultura.

João Marrime, músico, a título de exemplo, disse que tem estado atento à campanha do candidato Filipe Nyusi e reconhece que ele tem uma grande sensibilidade para as questões culturais.

“Sei que Filipe Nyusi vem de uma família comprometida com a cultura. Nos comícios interage de forma saudável com os artistas. Sei que tem irmãos que são artistas, nomeadamente Casimiro Nyusi e Atanásio Nyusi que brilharam na Companhia Nacional de Canto e Dança. Acho que isso explica muitas coisas”, disse Marrime.

Porém alertou que há uma grande insatisfação no seio da classe pela forma menos digna com que os artistas e a cultura são tratados a nível institucional: “o Ministério da Cultura parece servir única e exclusivamente aos que estão em Maputo. Não pode continuar assim. Nós também, que não vivemos em Maputo, merecemos alguma atenção por parte das autoridades da área”, disse.

Acrescentou que o descaso nas províncias é de tal ordem que a Cultura continua atrelada a Educação o que, naturalmente, coloca a classe em desvantagem.

Mira, uma jovem artista, lembrou que recentemente Inhambane acolheu um Festival Nacional da Cultura mas até hoje não se realizou nenhum encontro para análise do mesmo. O Ministério simplesmente “desapareceu” depois do Festival. Acho que seria interessante fazer-se esse balanço com os artistas. O festival também mostrou que Inhambane produz grandes nomes, como sejam os casos de Alípio Cruz e Jaco maria que aqui estiveram…mas mesmo esses artistas que hoje são reconhecidos a nível internacional, acredito que acabaram saindo do país por não se verem reconhecidos como pessoas que tinham algo para dar aos moçambicanos. Isso é triste”, disse Mira.

O encontro que decorreu em ambiente tranquilo registou ainda uma “reclamação” dos poetas da “Terra da Boa Gente” que, regra geral, quando se discute a cultura no nosso país, o enfoque é para a música quando há escritores, poetas, actores, artistas plásticos, artesãos, entre outros.

“É preciso alargar o campo de actuação governamental para não deixar de lado algumas expressões artísticas”, disse um dos escribas antes de acrescentar que “um poeta daqui fez o chefe de Estado ficar emocionado até chorar mas ninguém se aproximou dele para felicita-lo. Nem sempre o mais importante é o dinheiro. Uma saudação de um alto dirigente as vezes estimula mais”.

No seu manifesto, Filipe Nyusi promete dar particular importância acultura através de uma maior descentralização do próprio Ministério da Cultura , a construção de Casas da Cultura nas províncias e mesmo nalguns distritos. Promete também dar atenção especial aos artistas que, no seu entender, “são um produto importante da nossa cultura e que elevam ao mais alto, no concerto das nações, a nossa moçambicanidade, a nossa história”.

Os artistas de Inhambane reiteraram o apoio ao candidato da Frelimo e prometeram tudo afazer para que este seja o próximo residente da Ponta Vermelha “mas que não se deve esquecer das promessas que está a fazer até porque nenhum dos outros concorrentes, nomeadamente Afonso Dhlakama e Davis Simango, em nenhum momento falam dos artistas, sinal de que não estamos nas suas agendas de governação”.

Belmiro Adamugy

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana