Início » Artistas e promotores reflectem estágio da cultura

Artistas e promotores reflectem estágio da cultura

Por admin

Tribuna Cultural é como se chamou a sessão de reflexão sobre o estágio da cultura em Moçambique. O evento que teve lugar no Salão Nobre do Hotel Polana, aconteceu por ocasião dia 21 de Maio, “Dia Mundial da diversidade cultural para o diálogo e desenvolvimento”, data instituída em Novembro de 2001, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objectivo de aprofundar a compreensão sobre os valores da Diversidade Cultural.

Para conferir uma celebração condigna da efeméride, o Ministério da Cultura e Turismo abriu um espaço de reflexão sobre a cultura moçambicana, denominado “Tribuna Cultural”, subordinado ao tema central A contribuição da Cultura para o desenvolvimento do país nos últimos 40 anos”.

A “Tribuna Cultural” é um espaço que reúne individualidades ligadas ou não à arena cultural. Serve como mecanismo de avaliação permanente das realizações, procedimentos, intervenções e perspectivas dos diferentes segmentos do sector da cultura, através do debate público, contribuindo, deste modo, para o fortalecimento de uma visão comum sobre o sector.

Aliás, serve como plataforma de troca de experiências e de repensar as diversas estratégias de projecção das artes e cultura nacionais, como factores de desenvolvimento.

A propósito da data foram feitas comunicações seguintes:  “A contribuição das artes no desenvolvimento do país nos últimos 40 anos”- (Maria Helena Pinto); “O contributo da formação artística no engrandecimento das artes e cultura”- (Filimone Meigos);“Turismo e diversidade cultural: a dimensão económica da cultura”- (Evaristo Madime);“A contribuição da diversidade cultural para o crescimento económico, inclusão social e ambiente sustentável”(Prof. Doutor Lupwishi Mbuyamba).

Silva Dunduro, Ministro da cultura e Turismo, disse: “O nosso país é um exemplo inequívoco de que, a Cultura contribui para a consolidação da Unidade Nacional, Paz e Democracia. Desde a Independência Nacional a 25 de Junho de 1975, a cultura foi e continua sendo um dos factores chave para a afirmação da identidade nacional.  Ao longo dos 40 anos, foram criadas instituições de formação artística, de promoção cultural, de pesquisa e preservação do património cultural imaterial do povo moçambicano”.  

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana