Início » Artes marciais moldam carácter

Artes marciais moldam carácter

Por Jornal domingo

Fundada em 2023, no distrito KaTembe, a Escola de Artes Marciais Alfa Mandungue apresenta-se como um projecto de formação humana que utiliza o karaté e o taekwondo como instrumentos de disciplina, expressão corporal e construção de valores. À frente da escola está Alberto Alfândega, praticante de artes marciais desde 1992, com formação em karaté e kung fu, na China.

Seu percurso iniciou ainda na juventude e consolidou-se com a oportunidade de formação no país asiático, experiência que considera determinante para a sua visão pedagógica. Depois da formação em kung fu na China, regressou a Moçambique e estruturou o projecto que já vinha desenvolvendo informalmente.

A Alfa Mandungue tornou-se o núcleo principal, a partir do qual surgiram outros pólos na KaTembe, para além de extensões na cidade e província de Maputo. Actualmente, a escola reúne mais de três centenas de alunos com idades entre os sete e os 43 anos, dos quais 213 estão concentrados no distrito KaTembe.

O nome Alfa Mandungue tem origem numa expressão de matriz militar. “Mandungue significa recolher tudo”, explica. Segundo ele, a designação foi sugerida por antigos alunos que hoje integram as forças de defesa e segurança. Explica que a ideia simboliza a capacidade de absorver conhecimento e transformar experiência em crescimento. A funcionar como projecto social, as aulas decorrem de forma gratuita, “o nosso princípio é formar o melhor cidadão da sociedade”, afirma.  Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana