Artes & Letras

Arsénio Henriques ganha prémio de jornalismo africano

  

Arsénio Henriques, jornalista e apresentador da STV, foi galardoado com o Prémio de Notícias Generalistas em Língua Portuguesa (Televisão/Rádio), apresentado por Arlindo Lopes, Director dos Assuntos Corporativos e 

Regulatórios da MultiChoice África,Lda para Angola e Moçambique, na cerimónia deste ano dos Prémios Jornalista Africano 2012 da CNN MultiChoice.

Arsénio, venceu pela sua reportagem intitulada “Garimpo: A Vida Pelo Ouro”, seleccionada entre 1799 candidaturas de 42 países de todo o continente africano. A atribuição dos prémios é realizada num local diferente todos os anos, fazendo juz ao seu cariz pan-africano e, este ano, teve lugar numa gala organizada pela CNN e pela MultiChoice no auditório do Centro de Convenções do Complexo Governamental, em Lusaca, na Zâmbia.

Entretanto, a Multichoice Moçambique organizou uma homenagem ao vencedor e a Pedro Uamba (cameraman) por ocasião do prémio. Arsénio Henriques aproveitou a oportunidade para dedicar o prémio a todos os seus colegas e a sua família em especial. “Foi uma honra e privilégio receber este prémio. Isto significa que o mundo reconhece o nosso esforço. Gostaria de dedicar o prémio a todos os colegas, ao Pedro Uamba, o operador de câmara, sem me esquecer da minha família. A minha mãe sempre me apoiou desde o primeiro momento. A minha esposa e filho viveram sem a minha presença muitas noites, porque, na verdade, quando fazia as reportagens, não sabia que o prémio iria chegar. Quando subi ao palco para receber o prémio, senti algo inexplicável, uma mistura de muitas coisas, desde os problemas na família, as discussões na Redacção, e no final o trabalho ter tido este mérito. É um sentimento de vitória quando ganhamos este prémio, é um novo percurso, porque nascem muitos desafios no meio disto tudo.

Já o operador de câmara Pedro Uamba, visivelmente satisfeito, dedicou o prémio a todos os colaboradores do grupo Soico. “Estou muito feliz, não é todos os dias que se ganha um prémio internacional, na verdade, este prémio significa que o nosso trabalho é valorizado”.

Um dos membros do júri, o correspondente da Agência Lusa no Reino Unido, Bruno Manteigas, afirmou: “Trata-se de uma reportagem sobre a exploração mineira ilegal na província de Manica, em Moçambique, onde uma mão-de-obra constituída sobretudo por jovens utiliza materiais e técnicas rudimentares para procurar ouro e pedras preciosas. O repórter transmite-nos a dureza e o perigo que podem estar associados a esta actividade não regulamentada mas presente igualmente noutras regiões do país que ele também visita”.

Este concurso da CNN e da MultiChoice encontra-se agora no seu 17.º ano. Entre os seus prestigiados patrocinadores incluem-se: A24 Media; Banco Africano de Desenvolvimento (BAD); The Coca-Cola Company; Ecobank; Ericsson; Intercontinental Hotel, Lusaka; IPP Media, Tanzânia; Merck Sharp & Dohme (MSD); Nokia; SuperSport e UNICEF.

Os 34 finalistas dos prémios, provenientes de 12 países, beneficiaram de um programa de cinco dias, com todas as despesas pagas, sendo constituído por workshops, fóruns sobre comunicação social e oportunidades de estabelecimento de redes de contactos, tendo tido igualmente a oportunidade de visitar locais turísticos da Zâmbia

Parisa Khosravi, Vice-Presidente Sénior da CNN Worldwide responsável pelas Reportagens Internacionais, declarou: “Os homens e mulheres que participam nestes prémios fazem parte de uma comunidade de excelência, que representa o melhor do jornalismo e mantém os mais elevados níveis de integridade jornalística. O engenho e a coragem que demonstram na sua investigação jornalística merecem a minha profunda admiração”.

O júri independente da 17ª edição foi presidido por Ferial Haffajee, chefe de redacção do City Press, África do Sul, e incluiu: Ikechukwu Amaechi, editor, Daily Independent, Nigéria; Amadou Mahtar Ba, director executivo, African Media Initiative; Jean-Paul Gérouard, chefe de redacção, France Télévisions; Joel Kibazo, jornalista e consultor em comunicação social; Arlindo Lopes, director para os Assuntos Corporativos e Regulamentares da MultiChoice Africa, Lda para Angola e Moçambique; Zipporah Musau, consultora de comunicação social e antiga editora executiva de revistas do The Standard Group Ltd, Quénia; Kim Norgaard, chefe Bureau da CNN para a África. Bruno Manteigas, correspondente da Agência Lusa no Reino Unido, ajudou a seleccionar o vencedor da categoria Notícias Generalistas em Língua Portuguesa.

  

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo