Artes & Letras

Arranca amanhã Feira de Turismo

Arranca amanhã, em Ricatla, no recinto da FACIM, a 3ª Feira Internacional de Turismo.  intitulada “Descubra Mocambique”, a feira é organizada pelo INATUR (Instituto Nacional do Turismo).

A decorrer até ao próximo dia 6 de Setembro, a feira, especializada em turismo, pretende contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento deste sector e da economia nacional, a partir da promoção e empoderamento do sector do turismo, suas potencialidades e oportunidades.

 No evento serão exibidas obras de artesato, dança, gastronomia, e apresentadas ofertas na área de alojamento e restauração, existentes no país.

Setenta expositores inscreveram-se, sendo que destes 63 são moçambicanos e sete estrangeiros. Os expositores irão através de seus trabalhos fazer a divulgação do potencial e oferta turística e a diversidade cultural.

Durante a feira serão organizadas reflexões em mesa redonda, podendo contar com a presença de ministros da região da África Austral. Para o efeito já confirmaram presença o vice-ministro de turismo zimbabweano, representante do ministro das Ilhas Seychelles e do ministro sul-africano.

Segundo nossa fonte, Aldino Mahumana, diretor geral da INATUR, o objetivo da mesa redonda é interagir com outros países no sentido de trocar experiências relacionadas com a promoção do turismo doméstico, que é um desafio para Moçambique.

“Também queremos diversificar o produto turístico nacional, na perspectiva de aumentar a estadia média dos turistas que vem para aqui. Por vezes os turistas chegam e nós não temos muita coisa para oferecer. Com a inclusão de locais históricos, manifestações culturais poderemos criar uma atracção e apetência para os turistas ficarem mais tempo aqui, e assim aumentar as receitas”.

Acresceu ainda que a feira é igualmente uma forma de estimular os moçambicanos a visitar os locais de interesse turístico dentro do país e consumir os produtos nacionais.

O sector privado far-se-á presente no encontro  para debater essas questões. “Iremos debater sobre o turismo doméstico, como alavancá-lo assim como conexões de transportes aéreos, que é um desafio para o nosso país”.

No  dia 5 de Setembro haverá seminários sobre oportunidades de investimentos onde será apreciado o projecto do plano estratégico de turismo.

Por sua vez, as companhias aéreas irão igualmente apresentar os seus serviços, tais como as rotas que oferecem.  

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo