Início » António Gonçalves reflecte sobre ensino profissional

António Gonçalves reflecte sobre ensino profissional

Por admin

O professor e pesquisador António Cipriano Gonçalves lançou, recentemente, um livro que reflete sobre o ensino técnico-profissional e a justiça educacional.

A obra intitulada “A Educação Politécnica e a Escola do Trabalho em Moçambique: Novas e Velhas Falácias Pedagógicas” sai sob chancela da  CEC –Centro de Estudos Interdisplinares de Comunicação.

O  livro  faz uma reflexão sobre a proliferação das escolas técnico-profissonais no país. O autor considera que as escolas “estão apenas a formar indivíduos para se integrarem no sistema capitalista e dentro das relações de exploração. Facto  que não está relacionado com o objetivo da técnica, cuja ideia  é a introdução do trabalho na escola como princípio pedagógico, organizador das atividades”.

Recorrendo à motivação central  para fazer  o estudo, a justiça educacional, o pesquisador faz um apelo para que se evite esta forma de pensar a educação no nosso país e mostra que este ensino está  “supostamente” voltado a um certo mercado e que resulta nas Falácias pedagógicas.

A obra também explica o que é educação politécnica mostrando as dificuldades de construção de conceitos partilhados sobre as categorias de trabalho, teoria, prática e praxes. E tudo acaba levando a continuidades involuntárias e insuspeitas ao longo da história e do aspecto ideológico da educação politécnica.              

“Não é com o ensino de ofício nas escolas e nem são as cadeiras profissionalizantes no ensino médio que ajudarão a resolver  o problema de desemprego. Acho que a formação prática deve ser abrangente. Que façamos uma escola onde podemos, de uma forma orgânica, articular de um lado a formação geral (cultura geral) e de outro lado a formação profissional”, refere António Cipriano Gonçalves.

Gonçalves considera ainda que o problema reside também no facto de ter-se o trabalho como prática, quando na sua forma antropológica é uma actividade transformadora. “A educação moçambicana deve possibilitar que cada um compreenda que é pelo seu trabalho que pode transformar a si próprio e a sociedade na qual vive. E não olhar na dimensão material”, frisou.

A apresentação do livro  foi feita pelo professor universitário José Macuane. Na ocasião referiu que a obra mostra o paradoxo do crescimento do número de instituições de ensino, principalmente estimuladas na ideia de que precisa-se produzir pessoas para o mercado. Porém, o mesmo mercado não tem a capacidade necessária para absorver os formandos e criticar a sua qualidade.

Macuane acresceu que parece se estar a repetir a ideia de um ensino que está a contribuir para reproduzir as relações de exploração, retirando a essência de ligação entre o pensamento reflexivo e a parte prática que é o elemento importante. “Um indivíduo que apenas faz e não pensa no que faz, não enquadra o que faz dentro do contexto das relações sociais, naturalmente que não pode ser agente de transformação social e muito menos um sujeito da história”.

O livro é resultado de um desafio proposto ao autor pela sua co-orientadora no mestrado. Entender o que é a politécnia em Moçambique, as diferenças entre a proposta nacional dos demais países que se orientaram pelo socialismo. Segundo o autor, o interesse dela era pesquisar a especificidade dos países que adoptaram o socialismo com relação à resposta educacional.

No entanto, António Cipriano só depois do mestrado ganhou mais interesse pelo assunto. Passou a trabalhar mais os conceitos, e aprofundar mais a problemática. Tendo analisado o ensino dos ofícios, e a introdução de cadeiras profissionalizantes no ensino médio.

 

Você pode também gostar de:

5 comments

Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 18:20

I am truly thankful to the owner of this web site who has shared this fantastic piece of writing at at this place.

Reply
Live TV 3 de Fevereiro, 2024 - 10:11

Thank you for great content. look forward to the continuation.Live TV

Reply
free racing streams 9 de Fevereiro, 2024 - 20:21

it’s awesome article. look forward to the continuation.-vox mediathek

Reply
hot deals 22 de Fevereiro, 2024 - 18:10

There is definately a lot to find out about this subject. like all the points you made .ASURION 3 Year Electronics Protection Plan ($400 – $449.99) – Hot Deals

Reply
hey dudes for girls 9 de Março, 2024 - 21:49

Very well presented.very quote was awesome and thanks for sharing the content. – hey dudes near me

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana