Início » Akon ajuda na electrificação rural em Moçambique

Akon ajuda na electrificação rural em Moçambique

Por admin

O músico norte-americano Akon, esteve recentemente em Maputo. Não veio para actuar e alegrar os seus fãs, mas para fazer o lançamento de um projecto de electrificação rural através de painéis solares. A iniciativa será será implementada em parceria com a Associação Machel Fidus (uma organização que integra filhos e netos de Samora Machel).

 

O projecto de electrificação, cujas primeiras zonas rurais a beneficiarem são das províncias de Sofala e Manica, será implementado pelo Fundo Nacional de Energia e pela Electricidade de Moçambique. Futuramente serão abrangidas as províncias da Zambézia, Gaza e Nampula.

A materialização do projecto consiste em equipamentos de iluminação pública e kits para uso em áreas públicas e escolas, como parte de uma estratégia destinada a apoiar o desenvolvimento económico dentro das comunidades. Isso permitirá que estabelecimentos e pequenas empresas permaneçam abertas à noite e trabalhem de forma eficaz com fontes de energia confiáveis, aumentando a sua produtividade. Potenciar as comunidades rurais através da energia limpa é o objectivo desta iniciativa

A ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, presenciou a cerimónia do lançamento do Akon Lighting Africa in Mozambique. “A falta ou o acesso insuficiente à energia exerce efeitos directos numa série de aspectos como o baixo nível de produtividade, saúde humana e sanidade ambiental, educação deficiente, gestão e controlo da água ineficazes e acesso insuficiente à informação”.

Leia mais…

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana