O docente e Vice-Reitor para Administração e Recursos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Ângelo Macuácua, lançou há dias, na cidade de Maputo, a sua primeira obra intitulada Administração Tributária:Ênfase nos Conceitos Teóricos e Boas Praticas”.
A obra cujos principais destinatários são os estudantes dos cursos de contabilidade, gestão e economia, assim como os técnicos e gestores tributários, conta com 3000 exemplares e 260 páginas e sai sob chancela da Imprensa universitária.
O autor procura dar realce às reformas da área de administração fiscal nos países em desenvolvimento e com punho especial para a realidade moçambicana. A política fiscal do país, teve como base uma reforma do sistema tributário da sua administração.
Administração Tributáriaaborda igualmente os objectivos e funções da administração tributária com exemplos de países africanos como é o caso do Gana, África do Sul e Tanzânia.
Ângelo Macuácua, autor da obra disse que a ideia de escrever um livro sobre administração tributária embora fosse fascinante representou um grande desafio porque reconhece que não tem experiência prática da administração tributária.
“Determinado a prosseguir com o meu empreendimento, fui buscar uma força mental no escritor Toni Morisson, que uma vez disse: "Se é um livro que você realmente quer ler mas que ainda não foi escrito, então você deve escrevê-lo". Foi isso que eu tentei fazer ao escrever essa obra da qual sou e serei um dos principais leitores”,disse.
O autor acrescentou que a Ênfase nos Conceitos Teóricos e nas Boas Práticas da administração tributária que está bem patente no título, dispensa a necessidade de experiência prática na administração tributária, requerendo mais competência de pesquisa bibliográfica, o domínio dos conceitos fundamentais de diversas disciplinas de gestão, economia e fiscalidade.
“Retomando o ponto de que a obra nasce num contexto de preparação de um manual de fiscalidade internacional, tomei ainda a opção de manter a dimensão internacional da obra, trazendo experiência de administração tributária de alguns países, relativamente a certos tópicos do livro. Destas experiências internacionais que se podem buscar as boas práticas referidas no título do livro”, disse.
Fotos de Jerónimo Muianga