Inaugura amanhã, dia 25 de Novembro, pelas 18 horas, no Centro Cultural Português, a exposição “30 anos da ENAV”. A mostra apresenta trabalhos realizados pelos professores e alunos no âmbito dos cursos de Cerâmica, Gráfica, Têxteis e Artes Visuais, fruto de 30 anos de ensino artístico e técnico-profissional naquela instituição de ensino. A exposição estará patente até dia 14 de Dezembro.
Do texto do catálogo explica-se que a Escola Nacional de Artes Visuais – ENAV é uma instituição de ensino técnico-artístico, criada em 1983 com o objectivo de formar técnicos na área artístico-cultural, nas especialidades de Cerâmica, Gráficas e Têxteis. Actualmente, conta com mais um curso de Artes Visuais e uma especialização em Formação de Professores de Educação e Ofícios.
Ao longo dos 30 anos, a ENAV tem vindo a desempenhar um importante papel na sociedade moçambicana. Criou um espaço próprio nos caminhos da arte, proporcionou novas oportunidades de vida aos seus estudantes e moldou novas formas de ser e de estar nas artes e na cultura. Este percurso não teria sido possível sem o importante contributo dos vários profissionais que por aqui passaram – dirigentes, professores e funcionários, pelos nossos parceiros, amigos e colaboradores. Têm sido eles que ao longo destes anos vêm contribuindo, sem economia de esforços, para que possamos encarar e superar os desafios na concretização dos nossos objectivos.
Esta exposição é constituída por trabalhos de professores e ex-professores, alunos e ex-alunos, e trabalhos realizados na escola em diferentes projectos. Os trabalhos em exibição reforçam o comprometimento da escola em empreender novos desafios, através da sensibilização, consolidação e prática do saber fazer e aprender artístico. Pretende-se que a exposição espelhe a história do crescimento desta escola e que reflicta a sua determinação em continuar o processo de germinação de futuras referências no ensino técnico – artístico em Moçambique e no mundo.