DestaqueNacional

PROSPECÇÃO E PESQUISA DE HIDROCARBONETOS: Investidores tem dez meses para submeter propostas

As partes interessadas têm 10 meses para apresentar propostas de prospecção e pesquisa de petróleo e gás, no âmbito do sexto concurso lançado esta manhã, em Maputo.

O novo concurso vai abranger 16 novas áreas, sendo cinco na Bacia do Rovuma, 7 em Angoche, duas no Delta do Zambeze e outras duas no Save.

Pretendemos continuar a promover a pesquisa e prospeção de recursos naturais de modo a alavancar o desenvolvimento sócio-económico do nosso país, e para promover melhores condições de vida as nossas populações”, disse Ernesto Max Tonela, ministro dos Recursos Naturais e Energia que dirigiu a cerimónia.

Ainda durante a cerimónia, reconheceu a rapidez com que o mundo está a avançar, em particular nas medidas de mitigação das alterações climáticas que visam alcançar a neutralidade carbónica em 2050, em linha com o Acordo de Paris, como foi recentemente reafirmadas na cimeira da COP26.

Vivemos uma era da transição energética e no nosso entender o gás natural apresenta-se como a alternativa que irá desempenhar um papel instrumental para promover a penetração das energias renováveis que se apresentam ainda como intermitentes e garantir a substituição de combustíveis mais poluentes e deste modo contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono na região e no mundo”, referiu.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo