Início » 20 ANOS DO ÁLBUM THE JOURNEY: Um concerto para celebrar a vida!

20 ANOS DO ÁLBUM THE JOURNEY: Um concerto para celebrar a vida!

Por Jornal domingo

TEXTO DE FREDERICO JAMISSE

Quando na noite de 19 de Novembro de 2005, amantes da música, especificamente o jazz, não arredaram o pé dos bancos de madeira do Centro Cultural Franco-Moçambicano, em concerto de lançamento do primeiro álbum do saxofonista Moreira Chonguiça, intitulado “The Journey”, não se imaginava que vinte anos depois, o mesmo palco voltaria a acolher um concerto electrizante, tradicional e sobretudo inovador na produção.

“The Journey”, álbum gravado na África do Sul, onde Moreira estudara e residia, ganhou um prémio no SAMA (South Africa Music Awards), Best Producer em reconhecimento à mescla de ritmos e viveres tradicionais. Era o início de uma carreira que resultou, até então na produção e lançamento de oito álbuns, a saber: “Sounds of Peace” (2022); M&M: Moreira Chonguiça and Manu Dibango (2017); Moreira Chonguiça – Live at Polana Serena Hotel (2015); “Sensasons” (2014); “MP: Reloaded” (2013); Khanimambo – Moreira Chonguiça homenageia lendas de Moçambique-Vol.1(2011); “Citizen of the world” (2008); “The journey” (2005).

PRODUÇÃO INOVADORA

O concerto de celebração dos vinte anos do álbum “The Journey”, produzido, agora em disco vinil, trouxe ao público várias inovações que consistiram e marcaram vários momentos das aproximadamente quatro horas de actuação. Marcado para as 20h00, o mesmo só viria a começar quando eram 20h18. No pátio do Franco-Moçambicano, o público estava ávido de tomar aqueles bancos de assalto para regressar a uma viagem do passado de vinte anos. A primeira inovação contemplada foi o facto de o concerto não obedecer a estrutura tradicional dos mestres de cerimónia. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana