Início » Clara Piedade sem medicação e sem apoio

Clara Piedade sem medicação e sem apoio

Por admin

Clara Piedade, jovem padecendo de cirrose hepática, doença que se manifesta pela deterioração do fígado, cuja estória foi reportada pelo nosso jornal na edição da primeira semana de Novembro do ano transacto, se encontra administrando medicação incompleta e sem previsão de transplante, o que reduz ainda mais as suas chances de sobrevivência

Só para recordar, na entrevista realizada em Novembro último, Clara revelou que para o tratamento e cura desta doença, cujo diagnóstico foi feito na Índia, a família necessitava de fazer urgentemente um transplante do fígado. Caso contrário corria risco de vida.

Dada a incapacidade da família para desembolsar cerca de 70 mil dólares americanos (valor em que foi orçada a intervenção cirúrgica), a família recorreu a pedidos de apoio junto da Junta Médica de Moçambique e de todas pessoas interessadas em apoiá-la financeiramente.

O que está a preocupar a família é que a possibilidade de se proceder a cirurgia começa a se tornar remota.

Enviamos uma carta a Junta Médica de Moçambique a expor a nossa preocupação em relação a saúde da Clara no ano passado e até agora não recebemos nenhuma resposta formal. Fomos contactados pelo Vice-ministro da Saúde em Dezembro último. Disse-nos que receberam a nossa carta, contudo no momento não havia disponibilidade financeira para patrocinar a cirurgia porque tinham muitas pessoas na lista de espera daí que devíamos aguardar,disse Benjamim Manjate, esposo de Clara Piedade.

Outra situação que deixa a família desesperada prende-se ao facto de no momento a jovem estar a fazer uma medicação incompleta.A receita passada pelo médico na Índia tem a função de retardar o progresso da doença e era composta por 9 diferentes tipos de comprimidos. No entanto, sobrou apenas um tipo e recorremos às farmácias nacionais e só encontramos mais dois tipos, explicou Benjamim Manjate.

Segundo o nosso entrevistado este procedimento pode estar a complicar o estado de saúde da Clara uma vez que a cirrose hepática provoca uma deterioração interna do fígado.

Das duas contas colocadas à disposição de quem quisesse ajudar apenas foram angariados 3 mil e 500 dólares.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana