A Policia do Botswana pediu desculpas a sua congénere zimbabweana na sequência de relatórios dando conta de falta de cooperação dos oficiais tswanas na investigação de casos relacionados com o roubo de gado na fronteira comum e de outras actividades criminosas.
Isto foi revelado durante uma reunião bilateral que juntou oficiais superiores dos dois países sobre como lidar com actividades criminosas transfronteiriças.
O Assistente de Comissário da policia zimbabweana, Saiba Ncube narrou vários casos em que os seus homólogos do Botswana se recusaram a cooperar no policiamento da fronteira comum.
Respondendo a inquietação, a Assistente do Comissário da policia do Botswana Dinah Marathe apresentou um pedido de desculpas, dizendo que ela não tinha conhecimento destes desenvolvimentos e que alguns dos casos não foram levados à sua consideração .
"Sinto muito sobre isso, sobretudo em relação aos casos que da nossa parte não foram devidamente investigados casos "- disse ela.
"Como comandante regional, não fui informada sobre estes casos e incidentes. Da próxima vez, se os agentes forem impedidos de entrar no nosso país deverão me informar rapidamente "- acrescentou a oficial tswana.
Dirigindo-se aos oficiais, Saiba Ncube destacou que durante as investigações praticamente não houve cooperação por parte da contra-parte tswana.
"Alguns dos desafios que enfrentamos são de que às vezes há pouca ou nenhuma cooperação entre policiais dos dois países, resultando na impossibilidade de recuperar o gado roubado e prender os acusados"- disse ele.