Início » “Nacionais” de atletismo juntam africanos no Zimpeto

“Nacionais” de atletismo juntam africanos no Zimpeto

Por admin

Corredores, lançadores e saltadores de Moçambique, Suazilândia, Malawi, Zimbabwe e África do Sul participam nos Campeonatos Nacionais de Atletismo de 2015, de 28 de Maio a 3 de Outubro, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, em juvenis, juniores e seniores.

A inclusão de atletas doutros países nas provas nacionais faz parte da estratégia de desenvolvimento do desporto no continente traçada pelo Conselho Superior do Desporto em África.

Essa fórmula permite que por regiões se conheçam os níveis competitivos, sempre com olhos postos nas provas internacionais, casos de Jogos Olímpicos e campeonatos do mundo. Claro que os estrangeiros não pontuam para títulos nacionais.

A Federação Moçambicana de Atletismo (FMA), promotora do evento, vai inaugurar a sua photo-finish com ajuda de técnicos sul-africanos, facto que, à primeira, garante credibilidade internacional aos resultados a serem obtidos nas provas de todas especialidades olímpicas para as quais os atletas vão concorrer. É uma pretensão que visa permitir que os atletas moçambicanos possam saber com realismo do que são capazes.

Cada província se fará representar com oito atletas patrocinados em transporte aéreo, alimentação e alojamento pela FMA, podendo cada uma, mediante sua capacidade financeira, trazer mais.

Ferroviário da Beira vai participar com 26 atletas, superado pela Unilúrio de Nampula que tem inscritos 30. A Cidade de Maputo é que se fará representar com mais atletas, 200, seguida de Província de Maputo, 153.

Todas as delegações estarão hospedadas na Vila Olímpica às custas da FMA. Para alimentação foi rubricado contrato com uma Escola de Culinária.

No geral, a prova deveria custar 980 mil meticais à FMA, mas devido aos patrocínios, o valor baixou para 730 mil meticais, dos quais 500 mil disponibilizados pelo Fundo de Promoção Desportiva (FPD).

Os atletas que subirem ao pódio, para além de medalhas, receberão valores monetários, com o objectivo de atrair mais crianças e jovens a praticarem o atletismo.

No último dia, já pela noite dentro, todos os participantes e presentes no evento serão “homenageados” com banquete de arromba (de comes e bebes), conforme nos confidenciou o presidente da FMA, Shafee Sidat.

“O nosso é objectivo é de melhorar a prova de ano para ano. Quem esteve nos campeonatos do ano passado, em Moatize, província de Tete, ficou admirado com o que viu no tratamento dado a todos. E quem estiver em Maputo, no Estádio do Zimpeto, ficará admiradíssimo com o que vai assistir, em todos os aspectos. Queremos caprichar no máximo”, declarou Shafee Sidat.

Estes “Nacionais”, que iniciam amanhã, foram antecedidos de léguas em todas as províncias. Na quarta-feira, 23 de Setembro, foi a vez do Niassa e na sexta-feira, 25 de Setembro, a Cidade de Maputo. Produtos alimentares, vestuário e diversos objectos de utilidade doméstica foram os mais destacados prémios para a classe dos populares.   

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana