Início » Estrela Vermelha de Maputo regressa ao convívio dos grandes

Estrela Vermelha de Maputo regressa ao convívio dos grandes

Por admin

O Clube Estrela Vermelha de Maputo volta a juntar-se aos outros grandes de Moçambique. Ganhou a poule de apuramento para o Moçambola de 2016, empatando nos jogos da final com o Ferroviário de Gaza, primeiro em Xai-Xai por 2-2 e depois em Maputo por 1-1. No total marcou 23 golos e sofreu apenas três, estes apontados pelo Ferroviário de Gaza.

Estrela vermelha foi sempre cliente do Campeonato Nacional de Futebol no modelo classifico do antigamente. Em 2000 fez parte do Campeonato Nacional que ostentava a marca 2M. Em 2002 desceu de divisão. Em 2005 foi campeão da Zona Sul e garantiu presença no Moçambola de 2006. No ano de 2007 conseguiu o sexto lugar, mas no ano seguinte, 2008, foi despromovido. De lá para tentava mais não conseguia subir ao Moçambola. Este ano, finalmente, conseguiu subir para onde vinha desejando chegar.

Para subir o Estrela Vermelha precisou de afastar a equipa técnica que garantiu a presença do clube na poule, ora liderada por Chaquir Bonate. Criou nova equipa liderada por Manuel Casimiro, que cumpriu com promessa de levar os alaranjados ao Moçambique. Seu pronunciamento era tão categórico, chegando mesmo a dizer em que período do jogo ma sua equipa marcaria golo ou golos. E nada falhou!

Contrariamente aos outros que sobem ou regressam ao Moçambola, dirigentes e treinadores do Estrela vermelha dizem que não vão disputar a manutenção, mas sim o título de campeão nacional, que é a razão da existência da prova. É um discurso inovador de Luís Manhique, presidente, e Manuel Casimiro, treinador. E de alguma forma é verdade dizer que quem luta para o título facilmente consegue a manutenção. E quem é pela manutenção corre sempre o risco de não a conseguir.

Casimiro continua

Luís Manhique quando questionado, logo após o Estrela Vermelha garantir a subida ao Moçambola, se Manuel Casimiro continuaria ou não no comando técnico, recorreu à famosa frase de “ a equipa que ganha não se mexe.”

Portanto, a equipa do Estrela vermelha no Moçambola 2016 será conduzida por Manuel Casimiro. Uma oportunidade que lhe é dada por mérito.

“Quando fizemos mudança de banco técnico foi para tornar a equipa mais forte com o objectivo de se qualificar ao Moçambola, o que vínhamos perseguindo há anos. Não foi por desconfiança”, sublinhou Manhique.

Manhique reconheceu que estar no Moçambola “ impõe maior e melhor organização, o que passará por reestruturação do departamento de futebol.”

Tudo será feito para que o Estrela Vermelha não esteja no Moçambola para lutar pela manutenção, mas para atingir lugares cimeiros, garante Luís Manhique.

“Não queremos disputar a manutenção. Vamos ao Moçambola para em cada época atingir lugares cimeiros, onde no passado soubemos estar.”

Quanto ao campo, disse a sua construção está atrasada por ano devido aos constrangimentos financeiros “ está-se a trabalhar para seja possível no próximo ano façamos jogo no nosso próprio campo, em Marracuene.”

Por sua vez, o treinador Manuel Casimiro disse pretender renovar a equipa com jogadores baratos buscados nos campeonatos provinciais e da cidade, “dando oportunidade aos mais novos.” 

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana