As associações provinciais de boxe exigem a convocação de Assembleia-geral extraordinária da Federação Moçambicana de Boxe (FMBoxe) para o elenco de Benjamim Uamusse (Big-Ben) apresentar contas e se necessário para o preenchimento das vagas ou para eleição de novos corpos gerentes federativos.
A vontade foi manifestada em Xai-Xai à margem do Campeonato Nacional aí realizado de 20b a 22 de Novembro, facto confirmado por Mussito Júnior, presidente da Associação Provincial de Boxe de Nampula, em contacto com domingo.
As associações pretendem esclarecimento circunstanciado de como são geridos os fundos que a FMBoxe recebe anualmente no âmbito do contrato programa que assina com o Estado, através do Fundo de Promoção Desportiva, instituição ligada ao Ministério da Juventude e Desportos.
“Sim, tivemos um pequeno encontro com o presidente da federação, porque para nós é importante que o elenco federativo preste contas anualmente, e isso acontece em assembleia – geral que devíamos ter em Xai-Xai”, disse Mussito.
Para Mussito “há muita coisa que tem ser esclarecida e clarificada por parte da federação, o que exige realização imediata de Assembleia – geral. Já fizemos o pedido de organização urgente de uma Assembleia – geral extraordinária. Ponto principal da agenda são as contas da federação”, sublinhou.
Se nessa assembleia que se exige haverá eleições, Mussito foi cauteloso, mas deixou escapar a necessidade de mudança.
“Não posso dizer que estamos a exigir eleições para a eleição de novo presidente, mas se for necessário pode acontecer”, vincou.