A promessa de aumentar o número de clubes do Moçambola de 14 para 16 clubes terá sido o trunfo da campanha de Ananias Couana, que dia 27 de Novembro, sexta-feira, derrotou por 8 – 6 a Carlos de Sousa (Cazé),
na eleição do novo presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), em substituição de Alberto Simango Jr., eleito este ano presidente da Federação Moçambicana de Futebol.
Estava evidente que os grandes clubes da capital do país não estavam do lado candidato Ananias Couana, primeiro por ser da continuidade, segundo por contra o aumento de equipas no Moçambola por acarretar muitos custos às suas colectividades. Mas o grosso de clubes do Moçambola, que de ano para lutam para a manutenção e os que já tinham dado despromovidos tinham no Couana o candidato ideal e pelo voto o levaram à presidência da LMF.
Não há dúvidas que aos clubes 1º de Maio de Quelimane e Desportivo de Nacala, despromovidos para os campeonatos provinciais, votaram em Ananaias Couana para sua repescagem ao Moçambola 2016, o que pode acontecer, assim como pode não acontecer, já depende do for discutido em Assembleia-geral da LMF e da posterior aceitação ou não das associações provinciais quando para o feito se reunirem em Assembleia-geral da federação Moçambicana de Futebol (FMF). Nada depende da exclusiva vontade de Ananias Couana como pareceu em tempo de campa.
A nova direcção da LMF é composta por Ananias Couana, presidente, Arlindo Alberto Langa, vice-presidente para finanças, Augusto Rafael Ponbuana, vice-presidente para alta competição, Zofimo Armando Muiane, vice-presidente para marketing e imagem, e Suzana Maria Cristovão Laice, secretária. Os conselhos fiscal, jurisdicional e de disciplina são presididos por Rogério João Nkomo, Edgar Alfredo Cossa e Filipe Tomás Mapangane, respectivamente. A comissão de árbitros tem como presidente Francisco Munisse Machel. Mateus Infante é vice-presidente. Moisés Mabunda é presidente da Mesa de Assembleia-geral da LMF.
O adversário fortificou-nos
-Ananias Couana, presidente eleito
O candidato vencedor, Ananias Couana, na hora de euforia primeiro agradeceu a Deus e depois à sua família, comunicação social e apoiantes.
“Agradeço a Deus, minha família, comunicação social e meus apoiantes. Ganhou o futebol moçambicano. Queremos qualidade e verdade desportiva no futebol. Segunda-feira (amanhã) vamos começar a trabalhar com base no plano de trabalho no cumprimento do nosso manifesto”, referiu.
O presidente eleito da LMF anunciou a realização em breve de um seminário de futebol versado sobre verdade desportiva. E voltou a manifestar a vontade de ver aumentado o número de clubes no Moçambola, de 14 para 16, apesar de já admitir que dependerá da decisão dos próprios clubes participantes da prova, em Assembleia-geral.
“ Nós queremos Moçambola com 16 clubes, o quem passa por aprovação em Assembleia-geral”, respondeu quando questionado sobre o assunto.
Se convidaria o candidato derrotado para juntos trabalharem em prol do futebol, Couana disse que “ vamos endereça-lo convite para o seminário de futebol, porque o seu contributo sempre será válido.” E terminou dizendo que “ com o aparecimento de um adversário ficamos mais fortes e ganhamos.”
O candidato derrotado, Cazé, resumiu o seu discurso desejando que Couana cumpra com o prometido.
Melhorar condições de alojamento
– Simão Cossa, Clube de Chibuto
O presidente do Clube de Chibuto, Simão Cossa, disse esperar que a nova liderança da LMF melhore as condições de alojamento, com destaque para Nacala, ajuda na criação das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD’s) e dinamize as transmissões televisivas.
“Esta direcção deve acabar com péssimas condições de alojamento em Nacala. E o presidente eleito da LMF cumpra com as promessas do seus seu manifesto eleitoral, dentre quais o alargamento do número de equipas no Moçambola, de 14 para 16”, Simão Cossa.
Cossa sublinhou que o Clube de Chibuto está disposto para colaborar com a nova liderança. No entanto, questionado sobre a transformação dos clubes em Sociedades Anónimas Desportiva, o presidente de Chibuto afirmou que seria muito “bom” a ver se as empresas passam a apostar nos sediados sediadas nos distritos.
Garantir campeonato competitivo
– Mohamed Munir, desportivo de Nacala
“O novo presidente da Liga Moçambicana de Futebol, Ananias Couana, garantiu que vai alargar o número de equipas no Moçambola, dos actuais 14 para 16. Isso contribuirá para o campeonato ser mais competitivo e longo. E nós temos a esperança de continuarmos na maior festa futebolística do país, em 2016”, disse Mohamed Munir, presidente da Direcção do Desportivo de Nacala, após a eleição de novos corpos gerentes da LMF.
Segundo Munir, o presidente da LMF tem que passar a pente fino a ideia de lutar pela verdade desportiva no país, mormente as polémicas que têm marcado as arbitragens.
“Esperamos que haja mais rigorosidade para que os jogos terminem com justiça”, vincou Munir.
O líder do Desportivo de Nacala aproveitou a ocasião para afirmar que caso seu clube continue no Moçambola não vai mudar de treinador. “Aprendemos a licção no campeonato de 2015 e vamo – nos reforçar melhor para 2016, com garantia de continuidade.”
O adversário fortificou-nos
-Ananias Couana, presidente eleito O candidato vencedor, Ananias Couana, na hora de euforia primeiro agradeceu a Deus e depois à sua família, comunicação social e apoiantes.
“Agradeço a Deus, minha família, comunicação social e meus apoiantes. Ganhou o futebol moçambicano.
Queremos qualidade e verdade desportiva no futebol.
Segunda-feira (amanhã) vamos começar a trabalhar com base no plano de trabalho no cumprimento do nosso manifesto”, referiu.
O presidente eleito da LMF anunciou a realização em breve de um seminário de futebol versado sobre verdade desportiva.
E voltou a manifestar a vontade de ver aumentado o número de clubes no Moçambola, de 14 para16, apesar de já admitir que dependerá da decisão dos próprios clubes participantes da prova, em Assembleia-geral.
“ Nós queremos Moçambola com 16 clubes, o quem passa por aprovação em Assembleia-geral”, respondeu quando questionado sobre o assunto.
Se convidaria o candidato derrotado para juntos trabalharem em prol do futebol, Couana disse que “ vamos endereça-lo convite para o seminário de futebol, porque o seu contributo sempre será válido.” E terminou dizendo que “ com o aparecimento de um adversário ficamos mais fortes e ganhamos.” O candidato derrotado, Cazé, resumiu o seu discurso desejando
que Couana cumpra com o prometido.