A banda moçambicana As Marias, da Escola de Comunicação e Artes, realiza, no próximo dia 11 de Março, no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), um concerto em homenagem a mulher moçambicana, especialmente as artistas Elsa Mangue e Zaida Chongo.
A Banda, constituído apenas por meninas, irá igualmente interpretar temas de artistas como Mingas, Zena Bacar, Júlia Mwito, Neyma, Lizha James e também da Eliza da Orquestra Djambu.
Falando ao domingo, as integrantes do grupo avançaram que a homenagem as artistas Elsa Mangue e Zaida Chongo deve-se ao facto de “as consideramos divas da música nacional. Fizeram muito pela música e as suas interpretações giravam em torno da nossa realidade. São inesquecíveis”,
Mais adiante, apelaram o público a fazer-se presente ao concerto. Começamos a preparar o evento em Janeiro transacto, por isso prometemos dar muito e o melhor de nós. Também esperamos que o público receba-nos com muito calor.
O concerto que se prevê durar 1:00 hora também contará com a presença de duas convidadas especiais. Trata-se de Xixel Langa e Melita Matsinhe. Xixel Langa, que já actuou com “As Marias”, afirmou que irá dar o seu melhor no concerto ao mesmo tempo que encorajar a banda feminina.
Estou muito orgulhosa por ter sido convidada para o concerto. Estas meninas são muito talentosas. Cantam e tocam muito bem. Acho que vão ganhar o mercado, disse.
Refira-se que o grupo já actou duas vezes no franco. A primeira vez foi a convite da Escola Nacional de Música e a segunda vez foi com a cantora Ivete.
Sobre a Banda
Formada por onze (11) meninas, O grupo foi criado a 5 de Julho de 2014. A maior parte das meninas são estudantes do curso de música, na Escola de Comunicação e Arte (ECA).
Trata-se de Adésia da Cristina, vocalista; Crizalda Chirinda, guitarrista; Júlia Laíde, violinista; Joyce Ricardo, Violinista; Diolinda Cossa, Sax-tenor; Atija Monteiro, Sax-alto; Matilde Mabota, baterista; Célia Madime, Baterista; Carolina Matosse, percussão; Raquel Machachula, teclado e Maria Inguane, baixista.
A banda foi formada depois que a Cooperação Suíça ofereceu uma serie de instrumentos como violino, teclado, guitarra, uma sala de ensaio, entre outros, a ECA.
O mentor da mesma, segundo “As Marias” foi o professor de música daquela instituição, Timóteo Cuche. E pretende que a banda seja uma excelência em termos de execução musical a nível nacional, e não só.