O Ministério da Cultura e Turismo lançou, semana finda, em Maputo, um projecto designado “Mafalala, Destino Turístico de Excelência”, uma iniciativa que visa promover o turismo naquele bairro, contribuindo desta forma para o desenvolvimento dos seus residentes.
O projecto “Mafalala, destino Turístico de excelência” constitui o reconhecimento da importância que este bairro teve na história de Moçambique, e tem como objectivo central inventariar, catalogar e publicar o património material e imaterial daquele local histórico.
A iniciativa integra, dentre varias componentes, a promoção do bairro através de “spots” publicitários, mapas e guias turísticos, capacitação de membros da comunidade local em matéria de turismo cultural e artesanato, e melhoria de condições dos provedores de serviços de gastronomia a nível daquele ponto.
Durante a cerimónia de lançamento do projecto foram feitas visitas aos murais da diversidade cultural e literatura, que têm imagens de figuras incontornáveis daquele bairro e do país, e às instalações da “Base Galo”, onde foi projectado o documentário “Mafalala: Memórias do 7 de Setembro, a Grande Operação”.
Presente no evento, o Secretário Permanente do Ministério da Cultura e Turismo, Domingos Artur, disse que o lançamento do projecto é um acto de reconhecimento de tudo que se tem feito na cidade de Maputo e, particularmente, na Mafalala.
Mais adiante avançou que Mafalala é uma autêntica escola e um laboratório onde as pessoas deveriam construir e renovar suas mentes. Este convívio de cultura de pessoas que dançam o tufo, que desenham, as grandes personalidades que passaram por aqui, tanto do campo político, artístico, desportivo e outras áreas, fazem deste bairro muito especial, disse Domingos Artur.
Por sua vez, o presidente da Associação IVERCA, Ivan Laranjeira, afirmou que a dimensão da Mafalala e do seu papel na criação do movimento nacionalista e da identidade dos moçambicanos lembra igualmente a necessidade da documentação desta história e a inventariação do património. Esta acção deve ter como actor indispensável a comunidade que é a principal depositaria e gestoria primária deste grande acervo, disse.
“Mafalala, destino Turístico de excelência” é resultado de uma parceria entre a Associação Iverca, Ministério da Cultura e Turismo através da Direcção Nacional do Turismo e da Direcção Nacional do Património cultural, Conselho Municipal de Maputo, Administração do Distrito Ka Maxakeni e da Direcção das actividades económicas.
Refira-se que, há sete anos um grupo de jovens decidiu criar um projecto pioneiro na valorização da memória e património cultural da Mafalala. Pretendiam resgatar as suas potencialidades turísticas e abraçar uma causa que pretende mudar a visão que as pessoas têm sobre o bairro, através do Festival Mafalala, organizado pela Associação IVERCA.
Mafalala é um bairro histórico e dos mais emblemáticos da Cidade de Maputo, habitado, em outros tempos, por importantes figuras do panorama político, cultural, social e desportivo que contribuíram para a edificação da Nação moçambicana.