Os saxofonistas moçambicanos Moreira Chonguiça e Timóteo Cuche vão participar, próxima semana, na conferência de jazz da Associação Sul Africana para a Educação de Jazz (South African Association for Jazz Education -SAJE) organizada pela Wits Music.
No encontro, Moreira Chonguiça vai apresentar uma comunicação sobre a Economia do Jazz na África do Sul e região da SADC.
A conferência de jazz é um evento bienal cujo foco é a investigação do jazz, educação, performance, improvisação, composição, discussão, capacidades e desenvolvimento de audiência. Esta é única conferência do género em África e oferece um fórum único para músicos, académicos, educadores, estudantes, fãs de jazz, media e artes se envolverem com as últimas novidades e ideias do jazz.
“Sinto-me honrado por ter sido dado a oportunidade pela SAJE para participar na conferência e apresentar uma comunicação neste encontro de natureza sublime e estou muito grato a Pro Helvetia pelo apoio logístico concedido”,disseMoreira Chonguiça.
Para além da apresentação das comunicações, workshops, performances e jam sessions, haverá oportunidade para discussões, networking, troca de informação e desenvolvimento profissional.
Moreira vai participar da conferência com o seu discípulo, protégé Timóteo Cuche que é professor na Escola Nacional de Música e músico.
A viagem de Moreira e Timóteo será possível graças ao patrocínio da Pro Helvetia, uma direcção do Conselho de Artes Suíço (Swiss Arts Council) que se dedica a promoção de obras culturais de interesse nacional e internacional.