Início » 1.ª Dama apela ao auxílio das vítimas da seca e das cheias

1.ª Dama apela ao auxílio das vítimas da seca e das cheias

Por admin

A Primeira-Dama de Moçambique, Isaura Nyusi, apelouhá dias, em Maputo,durante o lançamentodas comemorações domês da mulher, à uniãode forças “com vista aaliviar o sofrimento dosnossos irmãos vítimas dascalamidades naturais”.

Para a esposa do Presidente da República, esta celebração, que teve início no dia 2 de Março e se estenderá até ao dia 7 de Abril, Dia da Mulher moçambicana, deve, igualmente, constituir um momento de partilha de ideias, conjugação de sinergias e renovação do compromisso de construção de uma sociedade onde homens e mulheres gozam de direitos, liberdades e têm igualdade de oportunidades. 

Aliás, a questão da equidade vem reflectida tanto no contexto do Dia Internacional da Mulher: “Planeta 50/50 até 2030, Acelere o passo rumo à igualdade do género; bem como no contexto da comemoração do Dia da Mulher: “Em paz, Aceleremos o passo rumo à Igualdade de Género e Empoderamento da Mulher”.

LANÇADA SEMENTE

PARA O JARDIM DE ABRIL

Paz, alegria, desenvolvimento social, cultural e económico, estes, são alguns elementos evocados na ocasião, tendo-se, por tal, reforçado a importância da contribuição da mulher a estes níveis, e a necessidade de fazer da efeméride ora lançada um momento para redobrar esforços em prol do bem-estar da nação moçambicana.

Uma exposição de livros montada no pavilhão do Estrela Vermelha, local que acolheu a cerimónia, com temas como “Ritos de Iniciação em Moçambique”; “Famílias em contexto de mudanças em Moçambique” e “Procedimentos e atendimento às vítimas de Violência doméstica” demonstraram o empenho do Ministério do Género, Criança e Acção Social na preservação da cultura e na promoção de ambientes sadios nas famílias. A saúde mereceu também destaque através de dísticos exibidos com dizeres educativos, tendo em conta a existência de doenças como o HIV Sida, entre outras. A par disto, uma sessão de ginástica aeróbica, que contou com a participação da Ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque, bem como da Secretária-geral da Organização da Mulher Moçambicana, Mariazinha Niquisse, converteu-se num dos momentos mais animados do dia.

Sob orientação de preparadores físicos e ao som dos “mikulungwanas” um elevado número de “mamanas” sacudiu os corpos, como se de meninas na flor da idade se tratasse, doando a partir dali a sua disposição, genica e beleza, um acto que se estenderá até ao dia 7 de Abril.

Carol Banze
carolbanze@yahoo.com.br

 

 

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana