Os primeiros pilares da ponte em construção, que vai ligar Maputo e Distrito Municipal da KaTembe, começam a ser visíveis do lado da Katembe, representando a concretização gradual daquele mega empreendimento.
O nosso semanário esteve na passada quinta-feira no Distrito Municipal da KaTembe, tendo verificado que acima de uma dezena de pilares encontram-se erguidos do outro lado da baía de Maputo.
A infra-estrutura, que está a ser executada pela empresa China Road and Bridge Company (CRBC), estender-se-á até a Praça 16 de Junho, próximo do Instituto Nacional das Comunicações, de onde partirá um viaduto de 1,09 quilómetro até à torre junto ao cais 5 do Porto de Maputo.
Está previsto um vão suspenso de 680 metros de cumprimento, a uma altura de 60 metros em relação as águas da baia de Maputo, de modo a permitir a navegabilidade no Porto de Maputo.
A construção da Ponte Maputo-KaTembe faz parte de um projecto que inclui estradas na parte Sul da província de Maputo, designadamente KaTembe-Ponta D´ouro e KaTembe-Bela-Vista-Boane, num investimento conjunto entre os governos de Moçambique e da China, orçado em 785 milhões de dólares americanos.
Vendaval destrói sistema
de conservação de pescado
O temporal que devastou diversas regiões da província de Maputo, no passado dia 20 de Fevereiro corrente, destruiu por completo o sistema de refrigeração para a conservação de pescado, no Distrito Municipal da KaTembe, na capital do país.
Conforme apuramos, um curto-circuito poderá estar na origem dos danos registados naquele empreendimento de grande importância para os pescadores da região.
Entretanto foi nomeada uma comissão de inquérito para apurar as reais causas do incêndio.