Texto de Abibo Selemane
O Governo criou, recentemente, um Portal alusivo às celebrações dos 40 anos da independência nacional,cujo objectivo é trazer para o público as diferentes fases da histórica do povo moçambicano desde o período anti-colonial, até a proclamação da independência nacional.
Trata-se de um instrumento que vai ajudar aos pesquisadores, estudantes, instituições de ensino, assim como a sociedade civil, a ter mais informações sobre a história nacional.
Numa primeira fase, o instrumento que funciona desde o dia 25 de Junho do ano corrente, retrata a história através de conteúdos sobre o Movimento de resistência, guerrilha de libertação e proclamação da independência nacional que foram digitalizados e colocados na internet, em forma de textos, fotografias e audiovisuais.
No entanto, nos próximos tempos poderão ser publicadas entrevistas, depoimentos e narrações de algumas individualidades, para além de eventos culturais, que podem ser organizados, relacionados com datas históricas.
Neste momento o instrumento é gerido, assistido e actualizado pelo Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC). Contudo, brevemente estas tarefas poderão ser executadas pelo Gabinete de Informação e o Ministério de Cultura e Turismo. Nessa altura, o INTIC passará a dar apenas a assistência.
Aliás, acredita-se que estas duas instituições têm muito material tanto fotográfico, assim como em forma de texto e vídeo que pode servir para enriquecer o instrumento.
Para tal, será necessário recrutar ou formar os técnicos que vão desempenhar a função de recolha, selecção e a publicação do material.
Texto de Abibo Selemane