O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) e a Huawei, empresa chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações, assinaram um memorando de entendimento que visa estabelecer relações de cooperação em capacitação institucional, com enfoque na área de formação dos funcionários do sector e em estágios pré-profissionais de finalistas universitários.
O memorando foi assinado hoje, em Maputo, pela titular da pasta do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, e pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Huawei, Cheng Lizhu.
Na ocasião, Vitória Diogo disse que o memorando, ora assinado vem adicionar os esforços que o Governo moçambicano tem vindo a desenvolver para a criação de mais postos de trabalho.
Segundo Vitória Diogo, nos próximos dois anos prevê-se a criação de 100 estágios pré-profissionais, onde a Huawei poderá absorver pelo menos 50 estagiários. Entretanto, “poderão surgir outras oportunidades de emprego pela via normal”, disse a titular do MITESS, assegurando que “os 50 que mostrarem desempenho terão estágio remunerado”.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Huawei, Cheng Lizhu, disse que a sua empresa vai continuar a criar oportunidades, na área de tecnologias de comunicação e informação, para os moçambicanos.