Início » ARRANQUE DO ANO LECTIVO: Vítimas das inundações permanecem em 35 escolas

ARRANQUE DO ANO LECTIVO: Vítimas das inundações permanecem em 35 escolas

Por Abibo Selemane

Pelo menos 35 escolas continuam a funcionar como centros de acolhimento para as vítimas das cheias e inundações nas regiões sul e centro do país, na véspera do arranque do ano lectivo 2026. Um número considerável de estabelecimentos de ensino ainda se encontra sitiado, sobretudo na província de Gaza, o que impossibilita o acesso às instalações escolares por parte de centenas de crianças e professores.

Esta situação verifica-se quando falta uma semana para o início do ano lectivo, cujo lançamento terá lugar na sexta-feira, na cidade de Beira, onde será inaugurada a maior escola primária do país.

A nova escola possui 46 salas de aula, com capacidade para 4600 alunos em dois turnos. A infra- -estrutura vai acolher os alunos da antiga Escola Primária de Esturro, uma das mais afectadas pelo ciclone Idai.

Entretanto, na sexta-feira, a ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, garantiu haver condições para o início das aulas, assim como está a decorrer um trabalho com vista a acomodar pessoas abrigadas nas escolas.

Contudo, para contornar o facto de certos estabelecimentos estarem sitiadas, a governante precisou que também haver disponibilidade de tendas que poderão, temporariamente, servir de salas de aula. Referiu que outra medida é a elaborar um programa especial.

Samaria Tovela considera um desafio para o sector que dirige a reconstrução das infra-estruturas destruídas pelas intempéries. Balanços apontam que cerca de 1610 escolas ficaram destruídas, das quais 376 de forma total. Uma quantidade não especificada de livro escolar ficou danificado, sobretudo o usado no sistema de empréstimo da 3.ª à 9.ª classes.

Com forma de colmatar a lacuna, poderá recorrer-se ao “stock” de livros reservados para as emergências. No que tange a novos ingressos, Samaria Tovela precisou que, até ao momento, existem cerca de 1.320,232 alunos inscritos na 1.ª classe de um universo de 1.623,000 previsto. . Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana