Cerca de 6500 famílias receberam ontem “kits” de produtos alimentares e de limpeza, com destaque para óleo de cozinha, arroz, farinhas, massas e sabão. A iniciativa, que é levada a cabo no mês de Ramadan, de cada ano, é da Comunidade Willow, em coordenação com outras organizações, e está inserida no âmbito do cumprimento dos preceitos do jejum que consistem na autodisciplina, oração e caridade, reforçando a empatia pelos necessitados.
Os produtos serão distribuídos para algumas comunidades muçulmanas e vítimas das cheias e inundações dos distritos da Matola, Manhiça e Macia e províncias de Maputo e Gaza. O responsável pela acção social da Associação Ilhas da Paz, Mehmet Baslik, disse que a iniciativa visa fazer com que os cidadãos necessitados não se sintam desamparados.
“O jejum ensina-nos a empatia, paciência e disciplina. O serviço ao próximo floresce quando reconhece que o sacrifício e a oração são universais, seja no Ramadan ou Quaresma. No ano passado estivemos ao lado de mais de 36 mil famílias durante o Ramadan e Eid Al-Adha”, afirmou.
De referir que, ainda no âmbito da solidariedade, aquela Comunidade doou este ano cerca de 10 milhões de Meticais às vítimas das cheias, além de ter disponibilizado mil “kits” de emergência para o mesmo número de famílias. Nos últimos dois anos abriu também 62 furos de água nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

