A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento apresentou hoje, em Maputo, 50 novos agentes para o reforço de fiscalização do estacionamento e mobilidade com objectivo de intensificar o compromisso com a organização, disciplina urbana e melhoria da qualidade de vida na capital.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da EMME, Francisco Mabjaia, o efectivo vai para o terreno devidamente identificado e uniformizado para o exercício das competências legalmente atribuídas à EMME, que são fiscalização das reservas de espaço, fiscalização do estacionamento rotativo e dos parques. “Estes agentes assumem progressivamente as matérias de fiscalização anteriormente exercidas pela Polícia Municipal”, explicou.
O dirigente informou que para esta fase inicial, será privilegiada a abordagem educativa e de sensibilização.
“Os nossos agentes estão orientados para dialogar, informar e esclarecer aos munícipes sobre as normas do estacionamento rotativo. Queremos construir uma cultura de respeito pelas regras, não pela via do medo, mas pela via de consciência cívica”, esclareceu o presidente.
Acrescentou ainda que a pedagogia não exclui a responsabilização, pois, sempre que necessário, as competências legais serão exercidas, para que a ordem e o interesse público sejam sempre preservados. “Esta iniciativa tem objectivos claros, organizar melhor a mobilidade urbana, garantir maior disciplina no estacionamento, promover o uso adequado do espaço público e aumentar a protecção das viaturas dos munícipes”.
Francisco Mabjaia salientou ainda que a actuação da empresa é administrativa, não se sobrepõe às competências das forças de lei e ordem. “Trabalhamos de forma articulada, coordenada e complementar com a Polícia Municipal no quadro da legalidade. Não estamos apenas a colocar mais pessoas no terreno, estamos a reforçar o compromisso com a organização e disciplina urbana”, concluiu.

