Foi inaugurada, na segunda-feira, a primeira pintura do mural ambiental, na vila de Marracuene, província de Maputo, uma iniciativa enquadrada nas actividades do Festival Hip-Hop e Meio Ambiente, da Associação Consciente Sociedade em colaboração com o artista plástico cubano, Rachid Reyes Gutiérrez.
A pintura, conforme referiu Argentino Bambu, presidente da organização, vem para colorir e dar mais beleza às paredes da Vila de Marracuene, e o mural tem como objectivo, lembrar o papel e o dever sociedade, em cuidar do meio ambiente. “É preocupante que muitas paredes têm sofrido com a situação de pessoas que urinam nas ruas e depositam lixo. Achamos que se pintarmos e deixar elas bonitas poderá reduzir a poluição habitual que as paredes sofrem”, acrescentou.
Explicou igualmente que os símbolos escolhidos para destacar a pintura, nomeadamente o Hipopótamo, o Canhueiro, e o Rio Incomati, representam a identidade histórico cultural do distrito de Marracuene, relacionado com a Batalha de Gwaza Muthine. Portanto, o mural reforça o despertar da consciência das autoridades locais e as comunidades sobre a necessidade de conservação do meio ambiente no distrito de Marracuene”, realçou.

Referir que que a inauguração do mural contou com a presença do presidente do município de Marracuene, Shafee Sidat, o qual mostrou-se aberto em apoiar trabalhos de pintura de murais que serão um postal de visita aquele distrito.

