O Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou uma mensagem de felicitações ao Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, por ocasião do ano novo Chinês e do Festival da Primavera.
Na sua mensagem, o Chefe do Estado moçambicano sublinha o significado especial do ano de 2026, destacando os valores que orientam a relação bilateral.
“O ano de 2026, proclamado como o Ano da Cooperação Povo- a-Povo, assume um significado especial, ao promover valores de amizade, solidariedade e compreensão mútua, que Moçambique partilha e cultiva no quadro da sua Parceria Estratégica Global com a China”.
O Presidente da República recorda ainda a importância histórica das relações entre Moçambique e a China, sublinhando que as comemorações, em 2025, do 50.º Aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países reafirmaram a solidez de laços históricos que remontam à luta de libertação nacional e que hoje se projectam numa cooperação abrangente e mutuamente vantajosa.
No mesmo contexto, o Chefe do Estado aponta o ano de 2026 como uma oportunidade estratégica para elevar a cooperação bilateral a um novo patamar.
Neste contexto, o Presidente da República afirma que 2026, ano em que se assinala uma década da Parceria Estratégica Global, é perspectivado como uma oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação, com vista a projectar a parceria bilateral para uma nova etapa, orientada para resultados concretos e para o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
A mensagem reafirma igualmente o compromisso firme de Moçambique em continuar a fortalecer os laços de amizade, cooperação e solidariedade com a China.
“A República de Moçambique reafirma a sua firme determinação em continuar a trabalhar, lado a lado, com a República Popular da China, no reforço dos laços de amizade, cooperação e solidariedade, reiterando o seu apoio ao princípio de Uma Só China”.
Concluindo a mensagem, o Presidente da República formula votos de que o Ano Novo Chinês seja portador de paz, prosperidade e felicidade para o Povo chinês, manifestando igualmente o desejo de contínuo fortalecimento das relações de amizade entre os dois países.

