O Presidente da República, Daniel Chapo, orientou as instituições públicas para apresentar até ao fim do presente semestre, um roteiro de integração digital, através da criação da Comissão Técnica Multi-sectorial de Digitalização, visando transformar o modo como o Estado serve os moçambicanos, através dos serviços digitais.
O Chefe do Estado, que falava na manhã de hoje em Maputo, na abertura da Primeira Conferência Nacional sobre Transformação Digital, destacou que a referida comissão tem a missão de: mapear os serviços existentes; promover a interoperabilidade; eliminar redundâncias; definir prioridades; e propor um roteiro nacional de integração digital.
“O tempo de reflexão deve ser curto — porque o tempo da transformação já começou. O tempo da hesitação terminou. Queremos um Estado à distância de um clique do telefone, do computador, mas próximo das necessidades do nosso povo”, destacou.
Frisou que a transformação digital não é apenas uma agenda tecnológica. “É uma agenda de dignidade, de eficiência e de futuro colectivo da nação moçambicana. E o futuro constrói-se com decisão, coragem reformista e sentido de urgência”.

