Início » São Cipriano regista resultados satisfatórios

São Cipriano regista resultados satisfatórios

Por admin

A Escola Anglicana S. Cipriano, uma instituição de ensino privado pertencente à congregação religiosa da Diocese dos Libombos, no mercado do ensino há 20 anos, registou um aproveitamento assinalável nos exames da primeira época, da 10ª e 12ª classes.

De um universo de 41 estudantes avaliados na 10ª classe, 54% tiveram aproveitamento positivo, enquanto na 12ª classe 61 alunos foram submetidos a exame o que resultou numa percentagem de aproveitamento de 57%.

Estes dados foram avançados por Tomás Macaringue, Director Pedagógico da Escola Anglicana São Cipriano, que em conversa com a reportagem do domingo salientou que o processo de exames decorreu sem sobressaltos, ressaltando o facto de os alunos terem assimilado muito bem  as instruções extra-avaliação, nomeadamente a necessidade de se fazerem ao exame pontualmente e, sobretudo, à aceitação das normas centralmente impostas.

Ainda segundo Macaringue, os actuais índices de aproveitamento resultam de um trabalho orientado especificamente ao aluno, sobretudo na criação de bases estruturais que permitam a melhor absorção das matérias a serem avaliadas. Sustentou, por outro lado, que a escola há muitos anos segue uma estratégia que permite uma maior interacção aluno/professor, o que leva a que “ se alguns alunos têm continuamente problemas de aprendizagem, a escola disponha de professores especiais para recuperá-los. Na prática, se a dificuldade é em Matemática, o aluno vai estudar com um professor especializado nas chamadas aulas de recuperação. Isso decerto que motiva o aprendizado. Aliás, a quantidade das tarefas escolares tem a ver com as necessidades de cada um. E, ademais, as aulas e os exercícios escolares são organizados de tal forma que o aluno tenha tempo para o lazer. Os nossos estudantes são bem motivados para os estudos.”, rematou.

Nosso lema é educação

de qualidade para todos

Falando por ocasião do balanço da primeira época dos exames nacionais, o Director Pedagógico daquela escola sugeriu a necessidade de urgentemente se repensar no papel do professor como uma estratégia pedagógica para a eficácia na aprendizagem. É seguindo esta ideia que o corpo directivo da escola entende que o segredo para o sucesso passa por “contratar e assegurar um quadro docente qualificado e que se evidencie pela excelência do ensino.” Trinta e cinco docentes com experiência acumulada perfazem um quadro docente que coordena as suas actividades de ensino com outras, pois “ os nossos docentes não só se aplicam na leccionação. Alguns emprestam o seu saber em áreas diferenciadas, por exemplo, na montagem de exposições temáticas de pintura, pequenas olimpíadas, que têm uma adesão impressionante. Infelizmente, não tivemos uma grande participação no “basquete show”, mas entendemos que próximo ano estaremos em grande.

Por outro lado, fez saber que ao longo do ano foram realizadas naquele estabelecimento de ensino várias actividades de carácter lúdico, palestras sobre saúde reprodutiva, em coordenação com a AMODEFA, encontros de que resultaram melhor compreensão sobre aspectos sociais e não só.

Macaringue disse que as actividades referidas tinham como principal objectivo munir os estudantes, professores e corpo técnico administrativo de ferramentas que lhes possibilitem exercer a actividade com mais responsabilidade, eficiência e eficácia.

Esperamos que os conhecimentos adquiridos tragam resultados directos no processo educativo dos nossos estudantes. Tendo sido uma experiência positiva, é nosso desejo ver reforçadas as relações com os nossos parceiros estratégicos, principalmente com a Diocese dos Libombos, com vista a manter e, quiçá, elevar os padrões de qualidade da escola”, concluiu. 

Maria de Lurdes Cossa

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana