Pelo menos seis embarcações estão envolvidas nos trabalhos de evacuação de milhares de pessoas sitiadas nas comunidades de Hodzana e Cumbene, distrito de Marracuene, província de Maputo.
Os trabalhos iniciaram às 11 horas de hoje e as famílias estão a ser evacuadas para a vila-sede do distrito de Marracuene, onde recebem assistência nos centros de acolhimento.
Das embarcações, quatro estão a fazer evacuação da população de Hodzana e duas em Cumbene, na sequência do transbordo do rio Incomati.
Neste momento não é possível chegar às comunidades da vila de Macaneta e Machubo, tanto através da ponte do rio Incomati, assim como da via da Maragra.
O presidente do Conselho Municipal de Marracuene, Shafee Sidat, que falava por ocasião da visita da Primeira- Ministra, Benvinda Levi, aquele distrito, disse que residem mais de três mil habitantes nas duas comunidades.
Acrescentou que foram abertos cinco centros de acomodação que acolhem as vítimas das cheias e inundações.Entretanto, em Marracuene, a Primeira-ministra, procedeu a entrega de alguns produtos alimentares, e pediu a colaboração da população, no sentido de acatar as orientações das autoridades, sobretudo, de não regressar às zonas de risco.

