Início » CHEIAS EM GAZA: Chókwè em desespero

CHEIAS EM GAZA: Chókwè em desespero

Por Abibo Selemane

A cidade de Chókwè, o distrito de Mapai e a vila do Caniçado, sede de Guijá, na província de Gaza, estão submersos desde quinta-feira. As cheias afectaram cerca de 330 mil pessoas. O cenário está a deixar milhares de famílias em desespero, na medida em que a água cercou infra-estruturas, residências, campos agrícolas, entre vários bens. As pessoas refugiaram-se em três centros de reassentamento abertos para acolher as vítimas idas dos três locais que são o epicentro das inundações.

A nossa Reportagem testemunhou que até ontem camiões continuavam a trazer pessoas para os centros de reassentamento, sobretudo ao de Chiaquelane.

Até às 12.00 horas tinham sido contabilizadas mais de 17 mil pessoas, número que vai aumentar, uma vez que se reportava mais gente que aguardava pelo socorro.

Enquanto isso, a água continuava a inundar a cidade de Chókwè, sendo que a circulação de viaturas terminava na portagem de Lionde. Nenhum viatura saía nem entrava naquele município.

Em conversa com as vítimas, apurámos que o drama começou nas primeiras horas de quinta-feira, quando uma corrente de água visivelmente forte invadiu os três distritos.

Em Chókwè, as ruas transformaram-se em autênticos canais. Os serviços primários, residências, campos de futebol ficaram submersos. A população que demorou abandonar as suas casas corre contra o tempo para salvar vidas e bens.Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana