TEXTO DE REGINA NAETE
As águas que deveriam ser motivo de alegria para a terra seca, sobretudo depois de dias de calor intenso, transformaram-se em uma força destrutiva, que leva consigo o sossego e tranquilidade de várias famílias. É um cenário iminente de destruição que desespera gente que não sabe onde se refugiar. Nos bairros como Polana- -Caniço, Hulene e Maxaquene, na cidade de Maputo, vive-se o drama antigo e recorrente de casas em risco de desabamento devido à erosão que nesta época chuvosa tornou-se ainda mais grave.
Na Polana-Caniço, por exemplo, inúmeras casas estão em risco de desabar há muitos anos e, nesta época chuvosa, a situação agravou-se, tirando sono a muitas famílias.
Ainda naquela zona residencial, na maior inocência, as crianças aproveitam-se da terra desmoronada e das covas para brincar, expondo-se ao perigo.
Em entrevista ao domingo, Teresa Jorge, residente numa das casas em situação crítica, explicou que, desde que iniciou a época chuvosa, não sabe o que é se deitar para dormir. A noite tornou-se um martírio que estimula rezas e muita vigilância.Leia mais…

