Autoridades governamentais, corpo diplomático, sociedade civil e cidadãos anónimos continuam a prestar condolências pelo desaparecimento físico, sexta- -feira, em Portugal, da antiga primeira-ministra Luísa Diogo, vítima de doença.
Luísa Dias Diogo, 67 anos economista, política e membro do partido Frelimo, nasceu no distrito de Mágoè, província de Tete, a 11 de Abril de 1958. Ingressou no Ministério das Finanças em 1980, como técnica do Departamento dos sectores Económicos e de Investimentos, tendo assumido diversas funções.
Em 2004, foi nomeada ao cargo de primeira-ministra, função que desempenhou até Janeiro de 2010. Antes foi ministra do Plano e Finanças, entre 1999 e 2004, tendo acumulado esta pasta com a de primeira-ministra, na sequência da saída do Governo de Pascoal Mocumbi. Membro influente da Frelimo, Luísa Diogo foi candidata nas eleições internas do partido para candidato a Presidente da República.
Desde que cessou como primeira-ministra foi gestora de topo em várias empresas, tendo se tornado, em 2012, presidente do Conselho de Administração do Barclays Bank de Moçambique, actual Absa Bank Moçambique. Em 1986, Luísa Diogo foi designada chefe do Departamento do Orçamento do Ministério das Finanças, sendo responsável pelo Orçamento Nacional, Investimento e Financiamento, Defesa e Segurança, Execução Orçamental, Tesouraria do Estado e Contabilidade Pública.
Nos anos de 1993 e 1994, foi oficial de Programas no Banco Mundial em Moçambique, tendo substituído várias vezes o representante do Banco Mundial no país. Participou em várias negociações com organismos internacionais, com destaque para o Clube de Paris no âmbito do alívio da dívida dos países pobres altamente endividados, na qualidade de ministra das Finanças.
Diogo fez o ensino primário na Escola D. Maria, na cidade de Tete, até 1970 e o básico na Escola Comercial de Tete até 1974. Passou para a cidade de Maputo, onde frequentou, no Instituto Comercial, o curso de Perito de Contabilidade até 1979. Concluiu o bacharelato em Economia em 1983 na UEM e em 1992 o mestrado em Economia Financeira na Universidade de Londres.

