Os aeroportos nacionais estão a beneficiar de obras de reabilitação na sequência da aposta na melhoria da imagem e transformação dos terminais aeroportuários em lugares cada vez mais aprazíveis.
As intervenções em curso fazem parte de um ambicioso plano definido pelo conselho de administração da empresa Aeroportos de Moçambique (ADM), segundo esclarece o administrador para o pelouro de Administração e Finanças, Saíde Júnior.
Precisou que, em meados de 2025, a empresa decidiu apostar em parcerias público-privadas, com vista a melhorar a qualidade e experiência dos passageiros nos aeroportos nacionais. Por outro lado, pretende-se encontrar outro tipo de parcerias para tornar os aeroportos mais apetecíveis, mais movimentados e com maior tráfego.
Nesse sentido, foi assinado um memorando de entendimento para melhorar o Aeroporto de Vilankulo, província de Inhambane, assim como aumentar o tráfego para o Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi, em Gaza.
Em relação ao Aeroporto Internacional de Maputo, foi assinado um memorando com vista ao fornecimento de 400 carrinhas de bagagem. Em termos específicos, Saíde Júnior esclareceu que se registavam constrangimentos para satisfazer os passageiros com carrinhas de bagagem, sobretudo no desembarque dos aviões de grande porte, que viajam com elevado número de pessoas.
Adicionalmente, foi assinado um acordo com vista ao melhoramento da imagem frontal do Aeroporto Internacional da Beira. Presentemente, decorre a reabilitação da aerogare daquele terminal, depois de ter sido intervencionada a sala “VIP”. Leia mais…

