Início » Aquecimento global periga humanidade

Aquecimento global periga humanidade

Por Benjamim Wilson

Cientistas de mais de 160 países acabam de concluir que, a nível mundial, já foi ultrapassada a barreira sobre o não retorno climático. As conclusões constam do segundo relatório da “Global Tipping Points”, divulgado pela organização “WWF Internacional”, o qual confirma que a Terra ultrapassou o primeiro ponto do não retorno climático.

Sustenta, sobretudo, que se atingiu uma escala que levanta preocupação devido ao colapso acelerado dos recifes de coral, face ao aquecimento das águas superficiais do mar.

Refere também que, mesmo que o aquecimento global se estabilizasse na quota de 1,5 graus, seria praticamente certo, cuja probabilidade se situa na escala de 99 por cento, que os recifes de coral ultrapassassem o seu limite térmico. Conclui-se que se pode assistir a um desaparecimento em larga escala de muitos repositórios marinhos em diferentes regiões do planeta.

Os recifes de coral de águas quentes estão a ultrapassar o seu ponto térmico de não retorno e a sofrer uma mortalidade sem precedentes, lê-se no relatório, que, igualmente, destaca que quase mil milhões de pessoas e um quarto da vida marinha estão directamente dependentes daqueles ecossistemas. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana