Início » Trilogia dos culpáveis: culpa deles, minha não é de certeza!

Trilogia dos culpáveis: culpa deles, minha não é de certeza!

Por Jornal domingo

O ainda presidente da Renamo é esperto, aprende depressa e tem capacidade para se adaptar a vários cenários de guerra. Tão mais tarde estava nas matas a proporcionar-nos um ar da sua graça, fazendo guerrilha e saltando de galho em galho, e agora está em palcos de betão, ora em Maputo, ora em Nampula, de onde surgiu esta entrevista “produzida internamente”, seja lá o que isso quer dizer, apesar de Bula-Bula suspeitar que deve ser como uma daquelas asnadas dos treinadores que decretam “black-off” mas dão entrevistas à televisão do clube.

Na referida, Ossufo Momade, bem ao seu estilo, atira indiscriminadamente para todos os lados, só rajadas, não parecendo aquele guerrilheiro com necessidades especiais de poupar munições. Fica-se com a impressão de que as rajadas de Ossufo são de raiva, de quem finalmente descobriu não um, mas dois Judas Iscariotes entre os seus apóstolos, sobre os quais dispara de forma impulsiva, como um guerrilheiro acossado.

O ainda líder acusa Elias Dhlakama, irmão do falecido Afonso, e Alfredo Magumisse de financiaram os ex-guerrilheiros para encerrarem as sedes do partido com a finalidade de o derrubar. Bula-Bula, que acha que Ossufo Momade está a exagerar e a ver elefantes onde apenas estão formigas, ficou impressionado com a convicção do acossado ao afirmar que “querem assaltar o poder, mas enquanto eu estiver a dirigir o partido, nunca vão assaltar o poder”.

Eu desafio-os! – Chegados aqui, Bula-Bula até parece ter visto um dedo repolhudo em riste, mas foi apenas impressão. Mas o que dizem os acusados? Elias nega as acusações e afirma que Ossufo Momade anda bastante desnorteado e garante que “no dia que precisar de Ossufo Momade vou à casa dele”, soando um pouco àquele jargão da guerra de má memória de quando os guerrilheiros gritavam “peguem à mão! peguem à mão!” quando queriam levar civis para o cativeiro.

Alfredo Magumisse, outro alvo do acossado presidente, desvaloriza Momade e lamenta ter que comentar “ideias promíscuas e baratas de uma pessoa adulta a falar de coisas tão ingénuas”. Ouviram, não é? Quem o disse foi o próprio apóstolo Magumisse, apesar de que Bula-Bula já suspeitava da ingenuidade de alguns generais daquele hipódromo e ainda de algumas ideias promíscuas nativas daquele berçário.

Dito isto, o Conselho Nacional da Renamo, marcado para Março, promete ser como aquela série de romances adolescentes da Prime Video que aborda atracções proibidas, com foco na busca por culpados. Dois, pelo menos, já foram “desmascarados” pelo General de não se sabe quantas estrelas. Ou terão sido os apóstolos que desmascararam o General?

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana