Início » ANTÓNIO NDAPASSOA, AO DOMINGO: Uma língua sem ferramenta de escrita inteligente torna-se pouco atraente

ANTÓNIO NDAPASSOA, AO DOMINGO: Uma língua sem ferramenta de escrita inteligente torna-se pouco atraente

Por Alfredo Armando

Através da internet operam-se processos como o ensino e a aprendizagem, nela está disponível um leque de ferramentas que aceleram e tornam mais eficaz a formação e a educação.

Ora, todo este conjunto de possibilidades e de vantagens que a internet oferece acontece por meio da utilização de línguas particulares. Quando se olha para a internet, percebe-se que um grande número, se não mesmo a maior parte das línguas, principalmente dos países europeus, dos países desenvolvidos, se encontram na internet, diferentemente dos mais pobres, cujas línguas tendem ou a não ser usadas ou a estarem em número limitado. A explicação é dada por António Ndapassoa, co-editor do livro “Digitalização das Línguas Moçambicanas e Inteligência Artificial: Desafios e Perspectivas”, que refere que no caso das línguas moçambicanas, no geral, não estão devidamente representadas na internet e as poucas que lá existem não são devidamente utilizadas.

Com efeito, “a sua presença diminuta na internet significa também que os falantes dessas línguas têm menos possibilidades de participar nos debates, no convívio global e na troca global de comunicação”, elucida.

Assim, continua o académico, os povos falantes dessas línguas não têm tantas oportunidades de expor a sua cultura, a sua identidade, a sua plataforma global, o que concorre para várias situações, como o desinteresse dos jovens por usar as suas línguas, porque elas não estão disponíveis na internet. Também concorre para a acentuação da exclusão das comunidades em relação ao desenvolvimento global, porque os falantes dessas línguas não têm acesso à informação que circula na internet.

E foi tendo em conta estes perigos que os técnicos linguistas iniciaram uma série de estudos para tentar perceber que estratégias podem ser accionadas, para impulsionar a presença e o uso das línguas moçambicanas na internet, afirma António Ndapassoa. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana