TEXTO DE REGINA NAETE
– Luís Letela é primeiro médico ortopedista moçambicano com valências para operar a coluna
As dores começaram de forma repentina nos membros inferiores e, de forma gradual, alastraram-se para a região da coluna vertebral. Elvina Filipe, de 33 anos, ainda negligenciava o seu estado de saúde. Pensou que de nada grave se tratasse.
O tempo passou e as dores intensificavam-se, facto que já não permitia silêncio perante a enfermidade. Foram inúmeras consultas sem nenhum diagnóstico. Nesse período, alguns medicamentos e fisioterapias acalmavam o seu sofrimento.
seu sofrimento. “Passei por vários hospitais, por diferentes departamentos. Fiz muitos exames e tomei vários comprimidos. Chegou uma fase que até já tinha medo de medicar, por causa do excesso de fármacos que vinha tomando. As dores não paravam e a situação já estava a originar outros problemas”, contou.
Depois de alguns meses, Elvina começou a perder controlo de alguns membros, e o pior estava por vir: a dado tempo, já não conseguia controlar as necessidades biológicas.
Alarmada, procurou novamente ajuda médica e, para a sua felicidade, foi a uma consulta com o médico ortopedista no Hospital Central de Maputo (HCM) Luís Letela, a quem relata ter salvo a sua vida. Leia mais…

