TEXTO DE MICAELA MEQUE
Passam dias e até semanas que algumas avenidas e cruzamentos na cidade de Maputo, como a Eduardo Mondlane e Amílcar Cabral esquina com Mao-tse-Tung enfrentam problemas graves de mobilidade devido a avarias constantes de semáforos. Alguns munícipes que falaram ao jornal “domingo” queixam do problema e apontam graves consequências que vão desde atropelamentos até congestionamentos, sobretudo nas horas de ponta.
Anastácia Filipe, comerciante, conta que desde que os semáforos pararam de funcionar, na Avenida Eduardo Mondlane, na zona da Electricidade de Moçambique, peões e automobilistas enfrentam graves problemas de acidentes e engarrafamento. “Nós os peões temos dificuldades de atravessar a avenida, porque os automobilistas não facilitam. Há muita desordem nesta via”, denuncia. Por seu turno, Venâncio António revela que presenciou acidentes graves. “Já vi dois, nesta avenida (Eduardo Mondlane), resultantes da avaria do semáforos, nos quais duas senhoras foram atropeladas e tiveram ferimentos graves”. Acrescenta que discussões entre condutores de viaturas também têm sido frequentes, daí que lança um apelo “ a quem de direito, para que resolva o mais rápido possível, porque corremos vários riscos diariamente”.
Entretanto, Jorge Cherindza referiu que, “de vez em quando”, a Polícia de Trânsito intervêm para regular a circulação de viaturas e peões. No entanto, por pouco tempo, o que torna a situação insustentável.

