O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu ontem, em Luanda, um reforço estratégico da parceria entre a União Africana (UA) e a União Europeia (UE), destacando que os 25 anos de cooperação entre os dois blocos representam “uma importante e soberana oportunidade” para avaliar progressos, superar constrangimentos e intensificar acções concretas em áreas como migração, mobilidade, segurança e desenvolvimento sustentável.
Ao intervir na plenária da Segunda Sessão Temática da 7ª Cimeira UA – UE, o Chefe do Estado sublinhou que a Cimeira assume “capital importância” pela pertinência dos temas em debate e pelo simbolismo de coincidir com o jubileu de prata da parceria UA-UE.
“É uma importante e soberana oportunidade para, em conjunto, avaliarmos os progressos alcançados e identificarmos os nós de estrangulamento e soluções com vista à sua superação”, afirmou.
O Chefe do Estado afirmou que os 25 anos de parceria entre a UA e a UE encorajam a “redobrar esforços” para materializar compromissos em desenvolvimento económico e social, articulados com iniciativas de implementar com vigor a Visão Conjunta 2030, incluindo o Diálogo sobre Migração e os Processos de Rabat, Cartum e Niamey, essenciais para promover mobilidade segura, retorno e reintegração, bem como para combater o tráfico de seres humanos.
O Presidente Chapo destacou ainda que o encontro decorre num contexto internacional marcado pelo “ressurgimento de conflitos, o agravamento do extremismo violento e terrorismo, elevado custo de capital no mercado internacional e as mudanças climáticas”, defendendo uma abordagem comum para enfrentar desafios que considerou novos e contemporâneos.

