A Universidade Joaquim Chissano atribuiu esta tarde, o título de Doutor “Honoris Causa”, em Diplomacia e Resolução de Conflitos, ao antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, passando a serem dez galardões recebidos, em reconhecimento do seu contributo, na diplomacia e resolução de conflitos a nível nacional e internacional.
O laureado já tinha recebido entre outros, galardões, na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, na Universidade da Bélgica, assim como em países como Portugal, Malawi e a nível nacional, no Instituto Politécnico.
Na sua intervenção, Chissano destacou que a acção diplomática deve ser fundamentada com a ciência e domínio do conhecimento sobre as várias matérias e que Moçambique precisa de espírito aberto cooperar com todos Estados do mundo, independentemente da sua linha ideológica.
Apelou à Escola de Diplomacia daquela instituição de ensino superior a prosseguir com a formação superior em matérias de Diplomacia e Relações Internacionais de modo a doptar os moçambicanos com ferramentas essenciais, num mundo cada vez mais complexo.
164
Artigo anterior

