Início » Quem protege as “ bocas de fumo” ?

Quem protege as “ bocas de fumo” ?

Por Abibo Selemane

É crescente o número de jovens que comprometem o seu futuro devido ao consumo de drogas no país. As consequências do vício são visíveis em muitos centros urbanos, destacando-se o aumento de insegurança e o abandono escolar.

Curiosamente, os locais onde essas substâncias são comercializadas são conhecidos pela população. Vários entrevistados do domingo referiram que denunciam os casos às autoridades policiais, entretanto, sem resultados.

Muitos chefes de família estão em desespero, pois filhos, sobrinhos, netos, entre outros membros, estão a arruinar-se. Há bairros na capital do país, cidade da Matola e vila da Matola-Rio onde as pessoas temem circular na calada da noite, porque podem ser assaltadas, o que pode culminar em assassinatos praticados por indivíduos que procuram dinheiro para alimentar o vício.

Traficantes arrendam casas para facilmente mudarem-se quando descobertos

Alguns cidadãos afirmam que as “bocas de fumo” funcionam em mercados, residências, inclusive nas paragens de transporte semi-colectivo de passageiros e escolas. Clientes de diferentes idades vêm de vários pontos.

Relataram à nossa Reportagem que alguns traficantes usam uniforme escolar e disfarçam-se de alunos, com o objectivo de infiltrarem-se em estabelecimentos de ensino. Outros fazem-se de vendedores de frutas nas paragens de transporte de passageiros, onde recebem e fazem a entrega da mercadoria. Alguns ainda se fazem de transportadores de moto-táxi para, igualmente, recolher as receitas diárias de venda, além de reabastecer a banca.

As manobras dos traficantes são várias e decorrem à luz do dia. Em alguns bairros, os vendedores ou consumidores de estupefacientes reúnem-se para jogar às cartas ou “ntxuva”, quando alguns dos integrantes estão a transaccionar a mercadoria, muitas vezes camuflada em produtos alimentares. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana