BERNARDO JAQUETE
O Instituto Politécnico Venus, estabelecido na cidade de Chimoio, província de Manica, colocou hoje no mercado de emprego 526 novos profissionais graduados de oito cursos, nomeadamente Técnico de Medicina Geral (TMG), Enfermagem Geral (EG), Farmácia, Saúde Materno Infantil (SMI), Medicina Preventiva (TMP), Laboratório, Nutrição e Aduaneiro.
Os graduados manifestaram a intenção de utilizar as habilidades adquiridas ao longo dos anos de formação para criar as suas próprias oportunidades de emprego.
Walussa Mamade, um dos graduados do curso de Medicina Preventiva, descreveu o memento como sendo “o fim de um martírio”, após dois anos e meio de dedicação intensa na assimilação dos conteúdos na sua área de formação.
“Estamos preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e, quem sabe, empreender nossos próprios negócios,” afirmou Walussa.
Amália Lázaro, técnica aduaneira, também compartilhou a sua alegria e gratidão ao afirmar que “, hoje realizamos um sonho e demos mais um passo importante para a construção do nosso futuro.
” O evento foi orientado pelo Secretário de Estado em Manica, Lourenço Lindonde, que disse que a cerimónia representa um compromisso do Estado para com as instituições de ensino no que tange à qualidade dos graduados para uma formação robusta, eficaz e boa capacitação para enfrentar os desafios que a sociedade actual impõe.

