A Cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, recebe hoje, formalmente, quatro sistemas de abastecimento de água construídos nos bairros Chuíba e Mahate, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Urbano do Norte de Moçambique (PDUNM).
Estes sistemas comportam estruturas resilientes a eventos naturais adversos, como ciclones, tempestades e outros.
São igualmente amigos do ambiente, pois utilizam painés solares, gerando energia limpa, renovável e mais acessível.Os quatro sistemas são suportados por seis furos que vão beneficiar cerca de seis mil pessoas.
Cada sistema tem capacidade instalada de 30 mil litros podendo chegar a 40 mil no futuro, comporta um fontanário público e está projectado para 200 ligações domiciliárias.
Com estes quatro, totalizam oito os sistemas de abastecimento de água já entregues pelo PDUNM desde o início do projecto.
Os primeiros três beneficiaram população de Nacala e o quarto Nampula. Em breve serão entregues mais três sistemas em Montepuez nos bairros Pitimbine, Napai e Nacate e sete furos em Nacala.
A cerimónia formal terá lugar junto a um dos dois Sistemas de Abastecimento de Água erguidos em Chuíba, próximo à sede do bairro do mesmo nome e será dirigida pelo Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo.

