BERNARDO JEQUETE
Um grupo de mulheres rurais da província de Manica recebeu kits agrícolas que visam fortalecer a produção e produtividade local, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher Rural e Dia Mundial da Alimentação, que hoje se assinala.
Trata-se de bombas manuais para irrigação, pulverizadores, sementes de pepino, enxadas de cabo curto, sementes de milho e tubos condutores de água para a rega de campos, num evento no qual foi destacada a importância da mulher rural na segurança alimentar e nutricional das famílias.
Beatriz Cintura, representante das mulheres beneficiárias, disse que o lema deste ano, “De Mãos Dadas Com a Mulher Rural Por Uma Alimentação Saudável”, reflecte o compromisso de empoderar as mulheres do campo e oferecê-las recursos que possam impactar positivamente as suas comunidades.
Sublinhou ainda que as mulheres nesta província estão empenhadas na redução dos índices de desnutrição crônica e aguda, que afectam grande parte das crianças, além de enfrentarem desafios como as uniões prematuras, gravidez precoce e violência doméstica.

A cerimônia foi dirigida pela governadora de Manica, Francisca Tomás, no Posto Administrativo de Cafumpe, distrito de Gondola, que apontou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no acesso limitado à terra, crédito, formação técnica e saúde.
“As mulheres desempenham um papel fundamental na agricultura e na nutrição das suas famílias, mas para que possam desempenhar este papel plenamente, é urgente que possamos quebrar as barreiras que ainda persistem”, afirmou a governadora.

