E m representação do Presidente da República, a Primeira-Ministra, Benvinda Levi, participa entre hoje e terça-feira, na República Popular da China, na Conferência de Líderes Mundiais sobre a Mulher, no âmbito da celebração do 30.° aniversário da Declaração e Plataforma de Acção de Beijing, um instrumento que se tornou um marco no fomento de políticas que asseguram os direitos das mulheres e das raparigas no mundo.
Considerada a base de todos os esforços para promover sociedades mais pacíficas e prósperas e um planeta sustentável, a Plataforma de Acção de Beijing foi acordada, em 1995, por 189 governos. O instrumento centra-se em 12 áreas denominadas “críticas” como igualdade no acesso à educação, saúde, participação económica e política, incorporando, também, temas relacionados à erradicação da violência contra mulheres e raparigas.
O evento constitui uma oportunidade para avaliar o grau de implementação dos diferentes instrumentos que foram sendo adoptados ao longo dos anos em prol da promoção da igualdade entre homens e mulheres, partilha de experiências e boas práticas com vista ao alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável. Assim, a participação de Moçambique na conferência demonstra o compromisso do Governo com a agenda global da igualdade de género e empoderamento da mulher e servirá de oportunidade para a partilha dos progressos nacionais alcançados no âmbito do desenvolvimento e empoderamento da mulher e, deste modo, reforçar a posição do país como parceiro global. Leia mais…